ENTREVISTA DA BIANCA GLASER

ENTREVISTA DA BIANCA GLASER
3 de abril de 2021 Glaser Presentes
In Blog
Entrevista da Bianca Glaser sobre a Rua Comendador Araújo, para a @bandnewsfmcuritiba :
O Giro nas Ruas desta segunda vai até a Rua Comendador Araújo
novembro 16, 2020 by Band News Curitiba – 96,3 FM
Localizada no Centro e no Batel, a Rua Comendador Araújo homenageia o ervateiro Antônio Alves de Araújo. Nascido em Antonina, em 1803, ele foi presidente interino da província do Paraná duas vezes, equivalente a um governador da época.
Em outras datas, também assumiu a vice-presidência. Araújo morreu em 1887, na cidade de Palmeira, localizada há 70 km de Curitiba. Com cerca de 1km de extensão, a rua é a mesma onde Antônio Araújo viveu.
Na época, se chamava Rua da Estrada do Mato Grosso e se estendia até a Rua da Entrada, atual Emiliano Perneta. Segundo o Patrimônio Cultural, a rua foi aos poucos se transformando em via urbana. Ela também foi recebendo edificações em toda a sua extensão. Desde o final do século 19, a rua já possuía elementos urbanísticos e de arquitetura que se destacavam na capital paranaense.
Um dos pontos que fica na Rua Comendador Araújo é a Loja Glaser. O local foi inaugurado pelo imigrante austríaco Wenceslau Glaser, em 1887, para vender secos e molhados. Atualmente, o local é administrado pela quarta geração da família Glaser.
A proprietária Bianca Glaser Vidal, conta que a família embarcou em um navio, na Europa, com o objetivo de chegar na cidade de São Francisco, na Califórnia, mas o destino do navio, na realidade, era São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A família então veio a Curitiba e montou a loja. Localizada no centro, naquela época, o nome da rua era Estrada do Mato Grosso. O local tinha grande movimentação de colonos, que seguiam a estrada para sair da cidade.
Com o crescimento da capital paranaense, o centro se expandiu e hoje, o local está cercado de novos pontos comerciais e também pelo grande movimento de carros. A loja Glaser fica na Rua Comendador Araújo, 241, próxima da Rua 24 horas.