The premier destination for premium products

HISTÓRIA, TRADIÇÃO & TRABALHO

livro niroa

HISTÓRIA, TRADIÇÃO & TRABALHO

Motivada pelo primeiro livro “Famílias do Velho Mundo no Comércio do Paraná” a socióloga e professora da UFPR Niroá Zuleika Rotta Ribeiro Glaser, em co-autoria com sua filha Bianca Emanuelle Glaser Vidal Pinto, dão continuidade ao trabalho de pesquisa sobre a saga da Família Glaser no comércio do Paraná até chegar aos dias atuais. O segundo livro tem como foco a “Glaser Presentes”, no momento em que completa 130 anos – 1887 a 2017. Este empreendimento comercial de sucesso é uma das poucas empresas com mais de 100 anos que ainda permanece firme e atuante no comércio em Curitiba, fato louvável, dado o momento em que vivemos, de encerramento de atividades frente às sucessivas crises financeiras, ou ao sucumbir às compras e mega fusões desses tempos globalizados.

“DAS PESQUISAS, RELATOS, ENTREVISTAS E DEPOIMENTOS QUE COMPÕEM ESSE TRABALHO, PERCEBE-SE QUE A LONGEVIDADE E PERMANÊNCIA DESTA EMPRESA DECORREM DA VISÃO EMPRESARIAL E DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO QUE ALIMENTOU O PROCESSO, MAS PRINCIPALMENTE DA FI DELIDADE, DO RESPEITO DE CADA GERAÇÃO AOS PRINCÍPIOS E VALORES PRECONIZADOS POR SEU FUNDADOR. SEM DÚVIDA NENHUMA ESSA BASE SÓLIDA FAZ TODA A DIFERENÇA, GLASER PRESENTES, COM ESTE ACERVO HISTÓRICO PODERÁ POR MUITO TEMPO COM A COMPETÊNCIA E ELEGÂNCIA HERDADOS, OFERECER SEUS SERVIÇOS A CURITIBA COM QUEM DIVIDE SUA HISTÓRIA.” NIROÁ GLASER

“Esta publicação faz parte de nossa cultura, é um retrato de nossa gente, e pode levar o futuro para o povo”, afirmou Darci Piana, ao destacar o valor de um livro para a formação de dos jovens e da cultura de uma nação.

A coordenação editorial foi realizada pela consultoria Adalbacom a convite da autora, Niroá Glaser, em razão do trabalho já desenvolvido no primeiro livro, para se preservar a identidade visual e pesquisa imagética. Além da trajetória histórica da família Glaser, o livro tem duas interessantes seções: um histórico com fotografias de várias empresas mais antigas no comércio do Paraná e outra com fotografias históricas do comércio na cidade de Curitiba desde o início do século passado, 1900. O resultado não seria possível sem a participação indispensável da Casa da Memória – Diretoria do Patrimônio Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, cujo Centro de Documentação e Pesquisa cedeu as belas fotografias, algumas centenárias.

EQUIPE TÉCNICA EDITORIAL

  • Coordenação editorial, projeto gráfico e ilustrações: Adalberto Camargo
  • Fotografia: Imagens do acervo Glaser, Adalberto Camargo | Casa da Memória – Diretoria do Patrimônio Cultural – Fundação Cultural de Curitiba
  • Revisão: Sônia Censi do Amaral
  • Revisão histórica: Liana Justus
  • Avaliação crítica e feed-back: Dinalva Guimarães e Sonia Barizon